II Encontro Pedagógico discute Métodos de ensino e avaliação

Professores elogiam a realização de um segundo encontro pedagógico durante o ano letivo

Foi realizado nesta terça-feira (01) e quarta-feira (02), o Segundo Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Luzilândia, organizado com o objetivo de discutir as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, tendo como tema Metodologias de ensino e avaliação. O encontro foi preparado para receber os professores da Rede Municipal de Ensino, da  zona urbana e rural em duas escolas Tia Zuleide e Pe. Jonas Pinto, para um melhor proveito das discussões e também para que o encontro obtivesse resultados.

Na abertura do evento na U. E. Tia Zuleide e na U. E. Pe. Jonas Pinto, foi exibida uma mensagem da secretária de educação Socorrinha Meirelles, que por compromissos administrativos não poderia participar do encontro, mas externou sua vontade e desejo de que o encontro fosse proveitoso para os professores, além de falar da importância da união de todos, para juntos construírem uma educação de qualidade para os alunos de Luzilândia.

Ainda na escola Tia Zuleide a coordenadora de educação Ivanilda Costa, se pronunciou falando das melhorias já realizadas, e da importância do professor no processo educacional, e que o objetivo a garantir educação de qualidade, e que para isso acontecer. Em seguida a psicopedagoga Elany Sales, fez uma palestra que abordava o tema dificuldades de aprendizagem e a importância da relação professor/aluno.

Segundo ela, é importante a observação do professor no comportamento do aluno, para vir a detectar algum problema, pois ainda há uma grande barreira dos pais, que os impedem de aceitarem a existência de alguma dificuldade de aprendizagem do filho, e de buscar uma ajuda especializada para tentar sanar.

Também foi criado na U. E Tia Zuleide um espaço ornamental, com livros infantis e o material lúdico utilizado para os alunos da creche e do pré, denominado cabana de jogos pedagógicos.

A Coordenadora Teresinha Botelho ressalta que nos encontros pedagógicos o índice de participação dos professores é quase de cem por cento, o que faz as metas da secretaria serem alcançadas.

Na U. E Pe Jonas Pinto, a palestra foi ministrada pela Psicóloga Natália Castelo Branco, que abordou as relações interpessoais, professor/aluno.

A professora de Ciências Biológicas Carmem Eliza, enfatizou positivamente a realização desse segundo encontro pedagógico: “ É uma forma de trocar experiências, de observar onde podemos melhorar, onde estamos acertando, além de também ser importante esse contato direto com professores da nossa mesma área”.

Um dos pontos mais elogiados nesse encontro, foi a forma de interação, entre professores das mesmas disciplinas através das oficinas que proporcionaram a prática de atividades que tornem as aulas mais interativas.

Esse segundo encontro pedagógico, não só discutiu as metodologias de avaliação, mas trouxe ao professor uma nova bagagem para uso no cotidiano da vida escolar.

Ao final houve a culminância desses trabalhos realizados nos dois dias de encontro, expondo assim toda produção feita pelos professores e sua aplicabilidade em sala.