Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Luzilândia participam de Reunião de Combate a Desertificação

Ministério do Meio Ambiente realizou reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil

Teve início na manhã da última quinta-feira (03/04), e vai até hoje sexta-feira (04/08), a reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil. O encontro é uma realização do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, e em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR, e está acontecendo no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

Várias autoridades nacionais e representantes de órgãos de mais de 100 municípios do Brasil que agem na área de combate à desertificação, também participam do encontro, que tem como objetivo identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste brasileiro e discutir a futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), com ênfase na participação do Brasil na 13ª Conferência das Partes, em Ordos, na China, em setembro de 2017.

O secretário de Meio Ambiente Cláudio Ximendes junto com o subsecretário Agnaldo Kajuru, também participam do encontro, e relatam a importância do evento para fortalecer as ações da pasta no município, e para colher boas ideias apresentadas durante, a reunião e aplicá-las à realidade do município.
O Secretário de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do Piauí Ziza Carvalho afirma que a reunião é importante, pois é voltada para os secretários de meio ambiente do Nordeste e aos prefeitos municipais, que são os principais agentes no combate do problema.
O Ministério do Meio Ambiente apresentou a estratégia denominada URAD (Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática). Essas unidades recuperam e conservam o solo, a água e a biodiversidade, sempre com a participação ativa das comunidades locais. O encontro em Teresina também definirá ferramentas de sensoriamento remoto e geo-informação na detecção e monitoramento de áreas degradadas.

A finalização da reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil termina nessa sexta-feira (04/08) com apresentação dos resultados e deliberações finais das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o encontro.
A Secretaria de Meio Ambiente de Luzilândia, através dos seus representantes, está em constante busca para o funcionamento pleno e satisfatório de suas ações, e o empenho do prefeito Ronaldo Gomes para realização de medidas favoráveis ao meio ambiente no município é parte importante nessa jornada, que já começou com o projeto de arborização, e também com a elaboração de um projeto de revitalização das margens no Rio Parnaíba e do Igarapé.

Fonte: Semar

Edição: Assessoria de Comunicação