A unidade Móvel da Mama atende mais de 700 mulheres durante estadia em Luzilândia

A unidade Móvel da Mama encerrou neste sábado (05/08), o atendimento na cidade de Luzilândia com um café da manhã. Desde o dia 27 de julho, a unidade estava instalada no município realizando mamografias em mulheres com idade de 50 a 69 anos de idade.

Estiveram no encerramento o prefeito Ronaldo Gomes, a vice-prefeita Jaqkeline Aguiar, autoridades do governo. Durante a visita o prefeito e a vice percorreram as dependências da unidade móvel, e as responsáveis pela realização dos exames mostraram o local onde eram feitas as mamografias, e também onde eram reveladas.

O exame preventivo do câncer de mama visa também diagnosticar de forma precoce a doença. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio. Só em 2016 de acordo com o INCA foram 57.960 novos casos.

“É muito importante o carro vir para o município fazer esses exames, pois muitas de nós não tem como pagar,  nem como fazer em outro lugar, e vindo pra cá melhora muito pra todos” diz Teresa  Lopes, sobre a vinda da unidade móvel ao município.

Há ainda um grande receio por parte das mulheres, quanto a realização desse exame, e elas mostravam-se apreensivas enquanto esperavam para serem atendidas.

Foram realizados mais de 700 exames em mulheres da zona urbana e rural de Luzilândia, esse número de atendimento é relevante para que a unidade móvel possa retornar novamente ano que vem, continuando assim essa campanha de rastreamento e prevenção do câncer de mama.

O Governo Municipal de Luzilândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha para melhorar a qualidade da saúde do município, e o atendimento da população que procura o serviço. É uma meta do governo, dar, não apenas qualidade ao serviço, mas desenvolver um trabalho que assista os moradores nas diversas vertentes dentro da saúde e as campanhas tanto de conscientização, quanto de prevenção são realizações importantes e que estão ganhando grandes proporções. A unidade móvel da mama, é um exemplo a ser citado, com um número de mais de 700 atendimentos, isso prova que o trabalho está edificando.

Valdivino Carvalho um dos componentes da equipe da Secretaria de Saúde no Município, mencionou a importância do trabalho em conjunto dos setores do Governo Municipal, e agradeceu a todos os que integraram e fizeram da vinda da Unidade Móvel um evento a ser celebrado com as devidas honras, principalmente pelos profissionais que realizaram os exames.

O prefeito em breve fala, parabenizou a todos pelo trabalho bem feito, e também acrescentou que estará realizando visitas aos postos para perceber as necessidades e o atendimento, além de desejar as mulheres que realizaram os exames vitórias.

A vice-prefeita deixou uma mensagem de superação e incentivo às mulheres presentes, que elas não ficassem temerosas em fazer o exame, e que mesmo que recebam algum diagnóstico que não seja o esperado, que tenham forças para enfrentar, pois Deus sabe da força de cada pessoa.

Fotos: Valéria Paiva