Profissionais da saúde realizam ações do Programa Saúde na Escola (PSE)

A secretaria de saúde de Luzilândia e Secretaria de Educação se unem através de política intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), para realização de palestras e ações voltadas para a saúde nas redes públicas de educação.

Na manhã desta segunda-feira (11/09), os profissionais da área de saúde bucal, Pablo Carvalho, Plínio Carvalho e Charles Chaves estiveram na escola 10 de março, levando informação, dando assistência aos alunos na área específica de saúde bucal, e oferecendo o serviço de aplicação de flúor, além da entrega de kits de higiene bucal para todos os alunos da escola. A ação continua também em outras escolas da rede pública de ensino.

As equipes estão trabalhando para desenvolver atividades voltadas às políticas de saúde direcionadas às crianças e adolescentes, jovens e adultos da educação pública, buscando promover uma ação conjunta entre as duas áreas de forma integral.

Entre as ações prevista para serem realizadas estão as de combate ao mosquito Aedes Aegypte; as práticas corporais da atividade física e do lazer na escolas; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; a prevenção da violência no trânsito e acidentes; Identificação de alunos com possíveis agravos de doenças em eliminação; prevenção de DSTs; Prevenção de obesidade infantil; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; promoção de saúde ocular e outras.

Todas essas atividades serão desenvolvidas por profissionais de cada área, que seguem um cronograma para o cumprimento das tarefas do programa, dando o auxílio necessário para esse público para o qual as atividades estão voltadas.

 

Assessoria de Comunicação