Secretaria de Saúde prossegue com atividades do Programa Saúde na Escola

As Secretarias de Saúde e de Educação, prosseguem com as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), agora com ações voltadas ao combate da dengue e na motivação para uma alimentação saudável.

Na quinta-feira (21) e sexta-feira (22/09), os profissionais da saúde estiveram em mais duas escolas do município, na escola Bernardo Sabino no Assentamento Palmares e a escola Clariano Braga, para a execução de palestras para os alunos, pais e profissionais da educação. Todas as palestras estão sendo coordenadas pela equipe responsável pelo Programa Saúde na Escola, que desenvolve ações de combate, prevenção, motivação, conscientização e orientação para os participantes.

A unidade Escolar Bernardo Sabino contou com a abordagem do tema Dengue, tendo como culminância o combate ao mosquito Aedes Aegypte e a prevenção da doença, com a participação de agentes de endemias. Para uma melhor abordagem e eficácia do tema, foram levados materiais para exemplificar que tipos de reservatórios são alvos comuns para proliferação do mosquito, assim, através de medidas repassadas pelos palestrantes como conservação de locais limpos, sem a presença de garrafas ou qualquer outro material que acumule água parada, a mensagem foi dada ao alunos, cumprindo assim mais uma etapa do Programa Saúde na escola, que aborda temas relativos a saúde para que os alunos apliquem em suas casas.

Na sexta-feira, foi a vez da Unidade Escolar Clariano Braga, que abordou a alimentação saudável, contando com a participação do educador físico Dirceu de Meneses, que falou a importância da atividade física associada a boa alimentação para uma vida saudável.

E teve como palestrante a nutricionista Jorgiana Sousa, que explicou que alimentação saudável, não é obrigatoriamente composta pelos tipos de frutas com preços mais elevados, deixou claro, é possível se alimentar de forma saudável com as possibilidades de cada um. Tirou dúvidas sobre certos tipos de alimentos, e expôs o perigo ofertado em muitos alimentos que são popularmente consumidos, principalmente pelo público infantil. Ainda falou de cardápios simples, e que são muito saudáveis, citando como exemplo o cuscuz e o beiju, alimentos que são muito consumidos na região Nordeste.

O Programa PSE, continuará com a realização  de palestras e ações até completar o cronograma geral, sendo cada ação mediada por profissionais das áreas relacionadas, com o objetivo de prevenir o público alvo acerca de cada tema abordado.

Assessoria de Comunicação