Circuito de Capoeira reúne capoeiristas de diversos estados brasileiros em Luzilândia

Aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro no Ginásio Poliesportivo, o 1º Circuito Técnico de Capoeira do Baixo Parnaíba. O evento realizado pelo grupo de capoeira Raízes do Brasil, tem como mestre em Luzilândia; Mucuim, um dos responsáveis pela implantação da capoeira no município e localidades circunvizinhas.

O encontro reuniu grandes mestres da capoeira de vários lugares do Brasil, como Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Piauí.

Durante uma das rodas do evento o prefeito Ronaldo Gomes, junto com a secretária de Assistência Social Rosalba Azevedo, a vereadora Nazinha e a vereadora Gilmara Gil, conversaram sobre a importância da atividade no município.

O esporte é uma das nossas metas de governo, seja futebol, capoeira, ou qualquer outra, nós sempre estaremos dando total apoio, disse Ronaldo.

A capoeira tem sido uma forma muito utilizada em áreas de riscos para socializar a juventude, neutralizando possíveis entradas de jovens nas drogas, além de expandir o conhecimento da sociedade quanto ao papel, por tratar-se de uma expressão cultural que abarca diversos componentes.

Segundo Mucuim, o trabalho da capoeira em Luzilândia vem acontecendo desde 1999, quando o grupo se instalou em Luzilândia.

Sobre a Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcialesporte, cultura popular, dança música.

É difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos.

Fonte: www.todamateria.com.br/capoeira/