SEMED realiza formação continuada do PNAIC com professores da rede municipal

Teve início na manhã da última segunda-feira (26/03), o primeiro dia de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), realizado pela SEMED. Ao todo são dois dias de formação, 26 e 27 de março.

O encontro foi dividido por etapas, sendo que o primeiro dia é direcionado para os professores de educação infantil, e o segundo aos professores de 1º ao 3ª ano do ensino fundamental.

PRIMEIRO DIA
Na segunda-feira o tema abordado foi a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos selecionado pela rede para a educação infantil.
Para abrir o encontro a secretária de Educação professora Socorrinha Meireles, deu as boas-vindas para os professores e ressaltou a importância da formação continuada do PNAIC por tratar-se de uma formação que serve para toda a base da educação. Enfatizou a importância de aplicar tudo o que for aprendido em sala de aula, pois o conhecimento adquirido na formação tem mais validade quando é posto em prática.
A coordenadora geral Ivanilda Costa, falou sobre as dificuldades que a educação no município enfrenta, e disse da relevância dos professores confeccionarem os materiais na escola e utilizarem o que aprenderam, pois em muitos casos apenas participam e não aplicam.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O PNAIC, é uma formação que beneficia as escolas, os professores e principalmente os alunos, segundo a coordenadora do programa no município Cleane da Mata, as dúvidas que surgirem com o decorrer e aplicação da formação serão tiradas, e as experiências contribuem muito nesse trabalho.
A coordenadora da educação infantil Teresinha Botelho falou da atuação dos professores em sala, interagindo e debatendo os eixos do pacto, e motivando os professores a falarem sobre suas práticas para desenvolver cada eixo.

SEGUNDO DIA

O segundo dia de Formação continuada do PNAIC, nesta terça-feira (27/03), contou com a presença dos professores de português e matemática do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
Nesse segundo momento (dia), o tema abordado foi: Heterogeneidade “diferentes percursos direitos iguais”. A coordenadora Maria Pereira foi responsável por esclarecer sobre a importância de incluir todos os alunos no ato de planejar, e também a condutora do debate entre os professores presentes.
As coordenadoras de educação, juntamente com a secretária de educação Socorrinha Meireles acompanharam a formação, por tratar-se um encontro que acresce à todos os profissionais da educação local.

Assessoria de Comunicação