SEMED REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aconteceu nessa segunda-feira (30), na escola Pe. Jonas Pinto, a Formação continuada: Educação Inclusiva. O encontro teve como objetivo debater a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola e as práticas em sala para a inclusão.

O evento foi dividido em dois turnos, manhã e tarde, pela manhã as atividades foram direcionadas aos professores da APAE, educação infantil, educação fundamental I, e a tarde foi voltada para os de ensino fundamental menor (2º ao 5º ano).


Em ambos os momentos houve a palestra com a formadora Wyrlanny Moreira, abordando o tema: Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva.


A coordenadora de Educação Ivanilda Costa presidiu o evento, que teve início com a execução do hino seguido do pronunciamento da secretária de Educação professora Socorrinha Meireles, que em sua fala destacou sua grande vontade na realização de uma formação continuada que abordasse a inclusão, por tratar-se de um assunto que merece toda a atenção, principalmente no ambiente escolar. Ela deixou claro que o papel da família e das escolas devem ter o mesmo objetivo, e que toda a comunidade escolar deve se envolver nesse processo inclusivo.
Foi apresentado um vídeo de incentivo dos alunos da APAE, e também uma atividade envolvendo alguns destes alunos que participaram da abertura da formação.


A formadora Wyrlanny Moreira, deu início a palestra questionando os professores acerca do significado de inclusão, e falou também de legislação, dos direitos assegurados para portadores de deficiência intelectual.
Logo após a palestra, os professores foram divididos em grupos para a execução de oficinas, no qual cada grupo foi responsável por expor através de diferentes gêneros textuais alguns tipos de deficiências, e ao final socializaram os resultados da oficina.

Assessoria de Comunicação