DESFILE ALUSIVO AO SETE DE SETEMBRO EM LUZILÂNDIA MARCA A COMEMORAÇÃO DO DIA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Com uma abordagem atual, diversificado e voltado para o social, buscando incentivar debates mais conscientes pela sociedade, o Desfile Cívico deste ano, promovido pela Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Escolinha Disneylândia, teve como tema “Diversidades, Sustentabilidades e Políticas Sociais: Construindo uma Sociedade de Igualdade e Respeito”. O evento que aconteceu na tarde da última quinta-feira (06), percorreu ruas e avenidas principais do município.

Em seu segundo ano de realização, e com a participação das escolas municipais, da escolinha Disneylândia, SCFV, CREAS, CRAS, Centro dos Idosos, Conselho Tutelar, APAE, e como novidade desses participantes, as escolas da zona rural e o EJA, que somaram ao evento não apenas em número, mas em graciosidade e organização. E mais uma vez o evento fez valer os esforços daqueles que se empenharam para assegurar o sucesso do evento que novamente superou as expectativas do público que prestigiou.

Ao todo foram 18 escolas, entre creches, escolas da zona urbana e escolas dos Polos da zona rural. Trazendo em seus pelotões os mais diversificados conteúdos, a proposta de um Brasil Multicultural, a miscigenação e respeito às diferenças, manifestações religiosas, as Sete artes do mundo, bullying e cyberbullying, homens e mulheres plurais: combate à violência de gênero, preservação ambiental, combate ao uso de drogas, as formas de comunicação atual, esporte e suas modalidades, a alimentação e o efeito dela no corpo, problematizando o aborto e suicídio, Da criança ao idoso: existimos e temos direitos, EJA: Brava Gente Brasileira, programas educacionais e culturais

A escolinha Disneylândia como de costume, veio a frente com seus pelotões, homenageando os profissionais, as forças armadas, além de problematizar o feminicídio a diversidade e o Bullying, fez também uma homenagem à Mariele Franco.  A fanfarra Capitão Saraiva foi responsável por puxar os pelotões, sendo um dos destaques da escolinha a homenagem aos 30 anos da criação da escola.

As escolas, usaram de muita criatividade na produção dos pelotões, e por onde passavam atraiam olhares por todo o percurso, chegando a emocionar, com suas belíssimas apresentações. O tema proporcionou uma variedade interessante, sempre valorizando o social.

As fanfarras Capitão Saraiva, Roberto Reis, Nazinha Azevedo e a banda municipal, foram as principais responsáveis pelo destaque sonoro do desfile, cada uma delas com um estilo próprio, demonstraram o potencial artístico de seus integrantes.

Após a passagem dos pelotões foi o momento do hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional.

Para a secretária de Educação Socorrinha Meireles, a inclusão no desfile de escolas e modalidades de ensino que não participaram no ano passado foi importante. “O meu orgulho hoje é ainda maior, pois nosso desfile nesse ano tem a participação do EJA e das escolas da zona rural, não chegou ao que queremos pois a inclusão das escolas da rede estadual é uma das metas que buscamos alcançar nos anos seguintes”, destacou a secretária.

O prefeito Ronaldo Gomes falou da importância do envolvimento dos professores e da comunidade escolar. “Aqui não é apenas um desfile cívico, mas uma amostra do empenho e dedicação dos nossos professores”. Acrescentou também que irá continuar trabalhando pela educação e cultura do município.

“O projeto do desfile cívico foi pensado com o intuito de sensibilizar a sociedade luzilandense em relação a uma educação para a diversidade e as políticas de igualdade e respeito. As escolas e grupos que desfilaram foram simplesmente impecáveis, transmitiram suas mensagens de forma criativa e mostraram que devemos respeitar o outro de todas as formas. A novidade, também, foi a Fanfarra Municipal Nazinha Azevedo, que foi implantada esse ano no município através das secretarias de educação e a cultura. Gratidão é o sentimento que eu tenho por todos os pais, alunos, gestores, funcionários e comunidade, pois sem eles não teríamos feito um belíssimo trabalho.” Ressaltou o secretário de Cultura Jhon Lima.

O desfile é mais uma das datas que agora fazem parte do calendário dos eventos do Governo Municipal.