Secretaria de saúde realiza bate papo sobre autismo

Na tarde da última terça-feira (02), em alusão ao dia Mundial de conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Saúde através do NASF, realizou um bate papo entre pais e professores, para abordar pontos importantes na inclusão dos autistas e trocar experiências quanto ao convívio social. O evento que teve como moderadores os profissionais da equipe multidisciplinar do NASF, psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagogo, educador físico, contou com a presença de secretárias do Governo, professores, coordenadores, diretores de escolas, pais, e interessados no tema.

A advogada Francélia Miranda, também participou do momento, explicando os direitos assegurados pelas pessoas com necessidades especiais, focando na importância do benefício previdenciário e outras informações válidas.

Uma das falas da Fonoaudióloga Viviane Sá, foi quanto à troca de informações e entre profissional da saúde que está acompanhando o autista com o professor, para que tenha um desenvolvimento na escola.

O debate girou em torno do cotidiano dos autistas, tendo como foco principal o desenvolvimento da fala, do aspecto cognitivo, motor e psicológico. Além dos questionamentos acerca de inclusão, aceitação e busca pelas terapias, e dos estímulos da família.

Durante o evento, muitas mães manifestaram-se falando da experiência e busca por informações após o diagnóstico dos filhos, focaram na importância do trabalho em conjunto e principalmente na aceitação

O evento revela a importância da data, e a relevância de manter no calendário local da saúde os eventos alusivos, motivando ainda mais o debate e a inclusão dos autistas no meio social.

Assessoria de Comunicação