Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao mosquito da Dengue em Luzilândia

A Secretaria Municipal de Saúde de Luzilândia, através das Coordenações de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária realizam Mutirão de Combate aos focos de proliferação de mosquitos transmissores de doenças no município. O Projeto visa ter o acesso aos terrenos baldios, quintais e imóveis, e realiza através de uma Ação Coletiva um recolhimento e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, conta ainda com a parceria da Equipe de Limpeza Urbana Municipal, e realiza também atividades educativas e de orientação nos Bairros da cidade.

As equipes iniciaram hoje (18), pelo bairro Itararé, e a cooperação da população é imprescindível na ajuda ao combate e prevenção aos mosquitos transmissor da dengue e malária. Os agentes de endemias e os Profissionais realizam orientação no manejo e tratamento em tanques, caixas d’água e outros recipientes que a população utiliza como reservatorio.

“O acúmulo de lixo nos quintais, o descarte desinformado de recipientes a céu no período chuvoso se transformam em inimigos da saúde da População. O combate aos Mosquitos é questão de saúde publica e que interfere em toda a coletividade, por isso lembramos que a Prefeitura disponibiliza o caminhão de lixo “dia sim, dia não” para limpeza da cidade., e que os recipientes não utilizados devem ser descartados para que o Caminhão os recolha.” Destaca, idealizador do Projeto.

A Secretaria de Saúde chama atenção para os cuidados simples que dependem somente dos moradores da casa. Exemplos: Manter caixa d`água bem fechada, colocar o lixo em sacos próprios para o descarte, deixar o lixo fora de alcance de animais, manter as garrafas com a boca virada para baixo para evitar o acúmulo de água.

A Secretaria também alerta para a população ficar atenta aos sintomas como: febre, dor pelo corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, perda de apetite, que no caso de manifestação de alguns dos sintomas descritos é importante procurar o seu posto de saúde. Desde já a Prefeitura e Secretaria de Saúde e os agentes de endemias agradecem pelo apoio e cooperação nessa luta contra o mosquito.

You May Also Like