Rio Parnaíba ultrapassa cota de inundação em Luzilândia e Defesa Civil remove famílias de casas que ameaçam desabar

A equipe da Defesa Civil de Luzilândia tem realizado um grande trabalho de prevenção e monitoramento desde que recebeu o alerta da elevação do nível do rio Parnaíba. Com isso foram montadas equipes para monitorar famílias que moram em áreas de risco, e também acompanhado o nível do rio, para que não sejam surpreendidos em caso de remoção de famílias. No momento, as águas do Parnaíba ultrapassaram a cota de inundação de 5.70m à cima do nível normal e já começa a invadir as ruas, mesmo assim moradores insistem em permanecer nas residências ribeirinhas.

Na manhã desta sexta feira (20), uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao município para auxiliar nos trabalhos que já vem sendo realizado. Até as 18h desta sexta, há dois locais isolados que são as comunidades Ilha do Capeta e Suruegua, ambos já receberam a visita da equipe da Defesa e Corpo de Bombeiros passando orientação e deixando o número para contatos caso queriam sair para outros locais.

Quanto às famílias retiradas já somam 02 removidas ( por conta da chuva, devido a estrutura das casas de pau a pique – casas de taipa- que ameaçam desabarem). Uma família está em abrigo municipal, a outra está em casa de parentes.

A Defesa Civil municipal conta com alguns locais que serão utilizados como abrigos e já estão confirmados: CAPS, Centro dos Idosos, e Unidade Escolar Mundica Pimentel, Salão paroquial. Lembrando que prioritariamente as famílias deverão ficar separadas uma das outras, também como medida preventiva contra o coronavirus, que é uma outra preocupação do prefeito Ronaldo.