Cheia do Rio Parnaíba: Defesa Civil de Luzilândia já retirou 20 famílias de áreas de situação de risco

O domingo (22/03), foi dia de intensificar ainda mais as ações nos bairros e na zona rural de Luzilandia e de São Bernardo MA. As equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, e voluntários atuaram em áreas que já são gravemente afetadas pelas cheias do Rio Parnaíba em Luzilândia, também dando auxílio de assistência ao município vizinho, com o trabalho de retirada em segurança das famílias com casas em áreas de risco, assim como fazer um alerta para aquelas que insistem em permanecer.

Com o aumento ainda mais do nível do Parnaíba, a rotina de famílias estão sendo afetadas, e várias delas tendo que deixar as suas casas. Até as 20 horas deste domingo, o nível da régua fluvial mediu 6.28m a cima do normal, ontem no mesmo horário a régua media 6.03m, elevando para 20 o número de famílias desabrigadas ou desalojadas, na extensão da zona de atuação. Sendo 10 famílias desalojadas, estas encaminhadas para casas de parentes e casas alugadas; e 10 famílias desabrigadas, onde foram encaminhadas para abrigos do Governo de Luzilândia ( CAPS, U.E Mundica Pimentel, Centro dos Idosos, U.E Eremita Carvalho). Destas, 18 famílias foram atingidas diretamente pelas águas do Rio Parnaíba e as outras duas por ameaça de desabamento em suas estruturas.

Localidades como Ilha do Capeta, Timóteo, Bico do Patú e Camboa estão isoladas. Nas próximas horas, a força tarefa vai fazer a retirada de mais famílias das áreas de risco, e faz um alerta para que a população ribeirinha programem as saídas de suas residências pois o Rio Parnaíba continuará enchendo.

Número de emergência a disposição 24 horas.