Cheias do Rio Parnaíba: Chega a 44 o número de famílias retiradas pela Defesa Civil em Luzilândia

As águas do Rio Parnaíba continuam castigando a cidade de Luzilândia, município localizado a 240 km ao norte de Teresina. A todo instante, mais famílias são retiradas das áreas de risco na zona rural e urbana do município, essas levadas em segurança para abrigos municipais ou casas de familiares.

Nos abrigos, as famílias estão recebendo visitas de assistentes sociais e psicólogos, para o acompanhamento destas pessoas que foram desabrigadas, além de receberem também cestas básicas para sua alimentação.

Até as 20 horas desta terça-feira (24), após um dia intenso de retiradas de mais famílias das áreas de risco no município, a Força Tarefa composta por equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, voluntários e membros do Governo de Luzilândia já contabilizam 44 o número total de famílias retiradas em segurança de suas residências até o fechamento desta edição. Destes números, 29 famílias foram desalojadas, e encaminhadas para casas de parentes; e 15 famílias estão desabrigadas, e em abrigos ofertados pelo Governo de Luzilândia. O total de pessoas desalojadas e desabrigadas já chega a 160.

Vale ressaltar que a Defesa Civil do estado emitiu um alerta à Defesa Civil municipal para um novo aumento fluvial do Parnaíba nos próximos dias, por consequência da abertura das comportas da Barragem de Boa Esperança. A recomendação é para que as famílias de áreas de riscos, procurem a sede da Guarda Municipal para programar as saídas com segurança e antecedência de suas residências e não sejam surpreendidas pelo aumento do nível do rio.